Energia Solar

Energia fotovoltaica: kit solar registra menor preço

23 junho, 2023

Com a tendência emergente de minimizar os custos da energia elétrica devido às bandeiras tarifárias que aumentam com frequência, a energia fotovoltaica é uma das principais e mais eficientes soluções do mercado.

Mas por que a energia solar está se tornando tão popular? O sistema fotovoltaico gera energia para aparelhos eletrônicos e diminui o consumo da concessionária, permitindo maior economia.

Além disso, é uma alternativa independente que evita os elevados custos de construção da infraestrutura para alimentação elétrica em locais isolados.

Deste modo, a energia fotovoltaica é uma alternativa viável porque fornece eletricidade em qualquer local com disponibilidade de luz solar e está mais acessível, graças à queda de preços dos equipamentos.

Por que a energia solar ficou mais barata?

De antemão, já adiantamos que existem diversas razões para a queda no preço de equipamentos fotovoltaicos nos últimos anos. 

Veja a seguir, os principais fatores que contribuíram para aumentar a acessibilidade dessa fonte de energia limpa e renovável.

  • Escala de produção: a demanda crescente por projeto fotovoltaico fez a produção de painéis solares aumentar e alcançar um custo por unidade menor
  • Avanços tecnológicos: tornam os módulos mais eficientes e reduzindo o custo de fabricação;
  • Concorrência: a competição entre os fabricantes de painéis solares aumentou nos últimos anos, fazendo os preços diminuírem pela competitividade do mercado;
  • Aumento do interesse ambiental: a preocupação com o meio ambiente e busca por fontes de energia limpa estão tornando a energia solar mais popular.

Entretanto, um ponto que preocupa quem deseja adquirir um kit solar, é o impacto da lei 14.300/22. Continue lendo, pois explicaremos como está funcionando nos novos e já existentes projetos de energia fotovoltaica. 

Influência da lei 14.300/22 em sistemas fotovoltaicos

Com a sanção da lei 14.300/22, muitas pessoas pensam que aderir um sistema fotovoltaico não é tão benéfico atualmente, mas a realidade não é essa. Iremos explicar a seguir.

Na verdade, o cenário do mercado solar é bastante positivo para empresas e profissionais do segmento, e também para quem já é adepto ou deseja investir em um kit solar.

Contudo, o marco legal de geração de energia chegou para regulamentar a microgeração com limite 75kW e minigeração com até 5MW, estabelecendo regras para a produção de eletricidade a partir de fontes renováveis, como a solar e a eólica.

Então, a lei 14.300/22 permite a instalação de sistemas de energia para consumo próprio e a quantidade excedente, pode ser injetada na rede pública e vendida para as distribuidoras de energia, gerando créditos que podem ser utilizados em até 5 anos. 

No entanto, toda energia injetada na rede pública tem um custo de “pedágio” (também conhecido como taxação do Sol) por utilizar a infraestrutura da distribuidora, antes de retornar como desconto na conta de luz. 

Como funciona a "lei da energia solar"?

De início, a nova “lei da energia solar” fez as concessionárias atuarem com mais agilidade na análise de novos projetos de sistemas fotovoltaicos conectados à rede (On-Grid e Híbrido On-Grid). 

Além disso, vale ressaltar que todos os sistemas instalados antes de 7 de janeiro de 2023, são orientados pela Resolução 482 até 2045. Então, funcionava na proporção de 1 para 1, a cada 1 kWh emprestado = 1 kWh em crédito.

Neste sentido, os novos projetos de gerador solar, seguirão as regras de compensação previstas na Lei 14.300. Ou seja, pagam a Tarifa de Uso dos Sistemas de Distribuição (TUSD) que inclui perdas, Fio A, Fio B e outros encargos. 

Logo, a mudança é o pagamento do Fio B que era isento antes. E ainda assim, essa cobrança será gradual de 2023 até 2028 para minimizar o impacto financeiro. Então, a energia fotovoltaica continua muito vantajosa.

Ilustração da taxação do Sol em sistema de energia fotovoltaica

Kit de energia fotovoltaica alcança menor preço em 2023

Ao contrário das tarifas das concessionárias que só tem aumentado, montar um kit de energia fotovoltaica ficou mais barato ao longo dos últimos 5 anos. 

Enquanto, em 2020, o valor médio de um gerador solar era de R$10.168,95, em Junho de 2023 é de apenas R$6.325,02, representa redução de preço de 37,8%.

Ou seja, a energia fotovoltaica nunca esteve tão acessível aos brasileiros, seja para aplicações residenciais ou comerciais. 

Inclusive, confira a pesquisa realizada por Wesley Jhones, Gerente de Negócios da Sun21 que mostra o valor médio de investimento em geradores solares desde 2020 até 2023.

Pesquisa de mercado de análise do investimento médio do kit de energia fotovoltaica, entre 2020 e 2023.

Como resultado, é comprovado que o marco legal não impactou os preços dos equipamentos. Além do mais, a redução de impostos na aquisição de kit solar, ajudou a levar soluções de energia fotovoltaica até mais pessoas.

Dessa maneira, a energia solar é uma forma de proporcionar economia na conta de luz e até mesmo, acesso à eletricidade em locais isolados da rede pública.

Financiamento do kit/gerador solar

Apesar da queda de preço nos equipamentos de energia fotovoltaica, o investimento em um gerador solar ainda é elevado para a realidade financeira de algumas pessoas. 

Nesses casos, existem linhas de financiamento com bancos e cooperativas de crédito. Dessa forma, é possível investir em um sistema fotovoltaico com parcelas que não pesam no orçamento mensal. 

Atualmente, existem financiamentos de até 90 meses, dependendo do perfil do cliente, e também métodos de pagamento no cartão com parcelamento mais longo.

Portanto, vale a pena pesquisar para encontrar o melhor plano de financiamento para cada pessoa, seja física ou jurídica, e assim, iniciar a jornada de economia com a energia solar.

energia fotovoltaica vale a pena?

O investimento em gerador solar continua sendo muito vantajoso e prova disso, é que o Brasil está com ritmo crescente de capacidade instalada e geração distribuída. A potência instalada cresce cerca de 1GW por mês, desde julho de 2022.

Inclusive, a energia fotovoltaica já equivale a 11,6% da matriz energética do país e em 2022, o Brasil se tornou o 8º país com maior geração solar de todo o mundo, segundo a ABSOLAR.

Ou seja, esses números com aumento expressivo são resultados da redução do custo de investimento no gerador solar e expansão das linhas de financiamento, em consequência, há maior facilidade de aquisição.

Payback do sistema de energia fotovoltaica

Além de todos os benefícios de adquirir um sistema fotovoltaico, o retorno do investimento atualmente acontece entre 3 e 5 anos. Já em meados de 2020, era preciso quase o dobro dessa faixa de tempo.  

Sendo assim, é muito vantajoso visto que os equipamentos têm vida útil longa. Por exemplo, os painéis podem ultrapassar 25 anos e os demais equipamentos também costumam durar muito.

Ou seja, são mais de duas décadas de geração de eletricidade com baixa frequência e custo de manutenção, permitindo muita economia. Portanto, os benefícios da energia fotovoltaica são imediatos e permanecem por mais de duas décadas.

A energia solar está mais acessível aos brasileiros

Enquanto os custos da energia elétrica sobem, o kit solar registrou o menor preço médio de investimento. Logo, a energia fotovoltaica nunca esteve tão acessível aos brasileiros, como neste momento.

Portando, como analisamos acima, a lei 14.300/22 chegou para regulamentar a geração distribuída fotovoltaica. Além disso, garante que o setor continue em expansão no Brasil e os sistemas de energia conquistem mais espaço nos telhados de residências e empresas.

Então, que tal dar o primeiro passo e ter o Sol gerando eletricidade para você? Os especialistas de energia da Minha Casa Solar estão preparados para auxiliar você nesta jornada de economia.

Logo, agora você sabe que a energia fotovoltaica é uma solução vantajosa para ficar praticamente livre do aumento das tarifas e ainda contribuir com a preservação do meio ambiente. Confira outros conteúdos exclusivos em nosso blog e conheça a sessão de kit solar na loja virtual.